domingo, 20 de março de 2011

Sustentabilidade Ética, Social, Ambiental e Financeira nas Empresas

  O primeiro passo a seguir é diagnosticar as possibilidades de se implementar uma gestão realmente sustentável, em seguida, promover ações que possam capacitar o seu público interno a criar para desenvolverem produtos e processos tendo a sustentabilidade como norte. É de extrema importância a atuação dos lideres empresarias, estes funcionarão como modelos para seus colaboradores.
 
  Nas empresas focadas na sustentabilidade também estão presentes as ferramentas de gestão ética, como os balanços sociais, as certificações de qualidade ambiental, painéis de gestão de responsabilidade social, códigos de conduta ética, ouvidorias e gestão da denúncia ética, código, analise de viabilidade de negócios, produtos e serviços voltados para a base da pirâmide e alinhados com a sustentabilidade, gerenciamento de risco ambiental, definição de metas para emissão de gás carbono, gerenciamento no descarte de resíduos, políticas de utilização da água no processo produtivo,  bem como as lições aprendidas e ações corretivas e preventivas.

  Nosso ambiente empresarial já demonstra que o debate da sustentabilidade ética, social, financeira e ambiental está vencendo a barreira de entrada. Muitas lideranças já aprenderam a lucrar com sustentabilidade e alavancar suas marcas e seus produtos a partir desse foco.

Fonte:
ARBACHE, Ana Paula. Projetos Sustentáveis: estudos e práticas brasileiras. Editorama, 2010.




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